BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Junho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




PSD fez chamada falsa para o 112 para testar tempos de espera

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

04082011

Mensagem 

PSD fez chamada falsa para o 112 para testar tempos de espera




PSD fez chamada falsa para o 112 para testar tempos de espera

A deputada do PSD, Joana Barata Lopes, protagonizou, esta manhã, uma pequena polémica durante a audição do presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no Parlamento, assumindo que o grupo parlamentar fez uma chamada falsa para o 112 para testar a rapidez da resposta do serviço nacional de emergência.

"O grupo parlamentar do PSD fez, já durante esta audição, uma chamada para o serviço 112. Desde o primeiro toque até serem atendidos, decorreram 14 segundos. Evidentemente que é um exemplo meramente indicativo, mas nove segundos de diferença entre os cinco segundos e os 14 segundos desde o primeiro toque até ao atendimento efectivo podem, de facto, fazer a diferença na vida ou na morte de um cidadão que contacte o INEM", disse Joana Barata Lopes, deputada do PSD, na Comissão Parlamentar de Saúde.

A chamada-teste do PSD pretendia confirmar o dado, hoje revelado por Miguel Soares de Oliveira, de que, no primeiro semestre deste ano, 62% das chamadas 112 foram atendidas em menos de cinco segundos. Uma revelação que contraria os resultados da auditoria do Tribunal de Contas, divulgada no início do ano e relativa ao triénio 2007/2009, que apontava para uma espera média de 13 segundos, acima das recomendações internacionais que sugerem que sejam atendidas no máximo em 10 segundos.

A revelação da jovem deputada provocou de imediato um sururu na sala, com o deputado do CDS-PP, Serpa Oliva, a questionar, em voz baixa, que se ocupasse o número nacional de emergência com uma chamada falsa para testar a eficácia do serviço. A deputada socialista Luísa Salgueiro foi mais longe na condenação do telefonema e lembrou que fazer chamadas falsas para o INEM é crime.

O próprio presidente do instituto não deixou passar o episódio em claro: "Foi aqui dito - quem sou eu para julgar - que chamadas falsas para o 112 constituem eventualmente um ilícito e eventualmente um crime", disse Miguel Soares de Oliveira, aproveitando para esclarecer "um erro clássico e habitual": é que ligar para o 112 não é o mesmo que ligar directamente para o INEM, visto que a chamada passa sempre pela PSP.

"Só depois de triada a chamada, [feita] muito rapidamente pela central 112 da PSP, é que a chamada é transferida para o INEM e é a partir daí que começa a nossa quota-parte de responsabilidade - que é grande e que estamos a melhorar. Agora, não podemos confundir o 112 com o INEM - é um erro clássico, habitual, enraizado na cultura do povo e que temos de alterar. O 112 não é o INEM", insistiu.


http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1943769


avatar
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

PSD fez chamada falsa para o 112 para testar tempos de espera :: Comentários

avatar

Mensagem em Qui 4 Ago 2011 - 6:56 por Gambuzino

Imaginem que a essa hora estavam 100 pessoas a testar o mesmo!? Quanto tempo demoraria?
Brincadeiras piores que as de Carnaval! Enfim o dinheiro dos nossos impostos é para pagar a esta gente... vejam bem, divertir-se a ligar para o 112... pode ser um hobby para a nossa juventude!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Qui 4 Ago 2011 - 7:39 por solamente

eu acho muito bem que se façam estes testes pois eu ja passei por ligar para o 112 e demorarem uma iternidade com preguntas e mais perguntas que depois mesmo estando mal temos que repetir ao bombeiro ou medico que vem assistir....chega se ao hospital quase sem podermos falar e temos que repetir mais uma vez ao enfermeiro e ja quase a morrer temos que repetir tudo ao medico....nesta andanças passam quase 2 horas desde a chamada ao 112 ate chegarmos ao medico....

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Sab 6 Ago 2011 - 1:44 por wiesenthal

Concordo que sejam de quando em vez feitos testes deste tipo.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Sab 6 Ago 2011 - 4:21 por Twingo

wiesenthal escreveu:Concordo que sejam de quando em vez feitos testes deste tipo.

Como é que se pode testar um sistema fazendo uma chamada? Quando se fala em tempo "médio" de espera é isso mesmo, uma média. Há chamadas que demoram mais tempo a ser atendidas, outra menos. E a senhora deputada fez a confusão clássica: o serviço 112 é assegurado pela PSP, que encaminha as chamadas.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Sab 6 Ago 2011 - 13:14 por Zé das Iscas

O sistema 112 anda um pouco esquisito. Quem anda à linha sabe disso, há uns dias cheguei a um acidente 10 a 12 minutos após ter sido informado. Mas quem ligou para o 112 fez a chamada 1h antes. Eu acredito porque até os reboques já lá estavam quando chegámos. Algo não está a funcionar bem.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Dom 7 Ago 2011 - 8:38 por CSI

Acho eu que existem entidades reguladoras para o efeito... Não se justifica um deputado qualquer proceder a testes só porque dá-cá-aquela-palha!! Assim qualquer chamada pode tornar-se uma simples banalidade para quem a atende!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum