BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Helicópteros do INEM transportam orgãos para transplantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

27042011

Mensagem 

Helicópteros do INEM transportam orgãos para transplantes




323 colheitas de órgãos em 2010
Helicópteros do INEM transportam orgãos para transplantes


Orgãos passarão a ser transportados para os hospitais mais rapidamente


Cinco helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vão passar, a partir de quinta-feira, a transportar órgãos para transplantes, depois de um protocolo assinado esta quarta-feira com a Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST).

O governante presidiu à cerimónia de assinatura do protocolo entre o INEM e a ASST, que decorreu no heliporto das Salemas, em Loures, e que vai permitir que a partir de quinta-feira os serviços de transplante de órgãos possam recorrer aos helicópteros da frota do INEM.

O secretário de Estado adjunto e da saúde, Manuel Pizarro, explicou que este acordo vai permitir não só diminuir o tempo de espera dos doentes que vão ser transplantados, como também os custos para o Estado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, referiu que a prestação deste serviço vai possibilitar "uma gestão mais eficiente dos cinco helicópteros que o instituto possui", sublinhando que "os custos para o INEM vão ser os mesmos uma vez que o serviço de transplante vai ser pago pelos hospitais".

Por seu turno, a coordenadora nacional de unidades de colheita de órgãos e transplantação destacou a "rapidez" com que os órgãos passarão a ser transportados para os hospitais.

"A qualidade do órgão depende do tempo em que está conservado em gelo. O coração, por exemplo, é o órgão mais susceptível e geralmente só temos 4 horas desde a colheita até à implantação no doente. Por isso, este serviço será uma mais-valia", ressalvou Maria João Aguiar.

De acordo com a responsável, em 2010 Portugal registou um total de 323 colheitas de órgãos.

Estes números colocam Portugal, juntamente com Espanha, na liderança da actividade de colheita de órgãos, sendo que no ano passado voltou a ultrapassar a barreira dos 30 dadores por milhão de habitantes.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/helicopteros-do-inem-transportam-orgaos-para-transplantes


avatar
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Helicópteros do INEM transportam orgãos para transplantes :: Comentários

avatar

Mensagem em Qua 27 Abr 2011 - 13:54 por rodazero

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST) assinam amanhã, dia 27 de Abril, pelas 11h30m, um protocolo que vai permitir que os helicópteros do INEM efectuem o transporte de órgãos para transplante.


A qualidade e segurança da transplantação de órgãos dependem dos tempos de isquemia fria a que os órgãos estão sujeitos, ou seja, do tempo de conservação dos órgãos fora do corpo humano. Em algumas situações, a utilização de meios aéreos que garantam o transporte dos órgãos ou das equipas responsáveis pela sua colheita em tempo útil é essencial para o sucesso desta operação.


Assim, o objectivo deste protocolo é reforçar a rede de apoio à transplantação, ao mesmo tempo que se rentabilizam os cinco meios aéreos que o INEM dispõe em território de Portugal continental. Assim, sempre que seja possível do ponto de vista operacional, os helicópteros do INEM podem ser utilizados em missões de recolha e transporte de órgãos para transplantação.


O INEM tem helicópteros de emergência médica localizados em Macedo de Cavaleiros, Baltar, Aguiar da Beira, Loures e Loulé.


A cerimónia de assinatura do protocolo vai decorrer às 11h30 no Heliporto de Salemas, concelho de Loures. No evento vão estar presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, o Presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, e o Director-Geral da ASST, João Rodrigues Pena.


O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde. A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência - 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2011/04/helicopteros-do-inem-vao-colaborar-no.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Qua 27 Abr 2011 - 15:38 por RICKY4969

Na minha humilde opinião acho que já não confiam nas excelentes viaturas que a gnr tem em seu poder nomeadamente as que estão ao serviço dos destacamentos de trânsito..... eu tb nao confiaria.....

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum