BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Outubro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Rui Pereira: Pedido de demissão é 'conversa oca'

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

11022011

Mensagem 

Rui Pereira: Pedido de demissão é 'conversa oca'




Rui Pereira: Pedido de demissão é 'conversa oca'

Os partidos da oposição pediram hoje no Parlamento a demissão do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, desafiando-o a assumir a responsabilidade política pelos problemas registados nas eleições presidenciais envolvendo o cartão do cidadão.

Rui Pereira voltou hoje à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a pedido do PSD, para discutir as dificuldades relacionadas com o número de eleitor, nas eleições de 23 de Janeiro, um dia depois de ser conhecido o relatório da Universidade do Minho, que concluiu pela «convergência de natureza operacional e de natureza tecnológica».

Pelo PSD, Fernando Negrão recordou casos anteriores de governantes que saíram de executivos socialistas, «e bem», como o ministro da Economia Manuel Pinho, na sequência dos gestos que fez no plenário, e de Jorge Coelho, responsável pelas Obras Públicas, depois da queda da ponte de Entre os Rios.

O deputado social-democrata responsabilizou Rui Pereira «pelo impedimento administrativo do exercício de um direito constitucional fundamental, que é o centro do regime democrático», questionando: «Não tira consequências políticas deste caso? Sente-se confortável?».

«Depois de se apurarem as responsabilidades dos serviços e de tirar daí as consequências - a demissão do diretor geral [da Administração Interna, Paulo Machado] - temos esta matéria colocada no campo da ética da responsabilidade. E o senhor ministro ou tem ou não tem esta ética da responsabilidade: se tem demite-se, se não tem fica na decadência do seu Governo», afirmou a deputada do BE Helena Pinto.

António Filipe (PCP) sublinhou que «o director geral responde perante a tutela, mas é a tutela que responde perante os cidadãos e o que se passou aqui é um problema político e não é ele o responsável político por ele», disse o deputado comunista, que acrescentou que «não é o director geral que presta contas ao país quando o processo eleitoral funciona mal e são privados de votar milhares de cidadãos», concluindo que «a responsabilidade do que se passou tem de ser assacada ao Governo».

A deputada ecologista Heloísa Apolónia perguntou de quem é a responsabilidade, lembrando que quer o ministro quer o primeiro-ministro, José Sócrates, «foram os responsáveis políticos que disseram que o sistema não falhava».

Pelo CDS, Nuno Magalhães pediu o acesso aos relatórios de todas as entidades envolvidas no processo, e, dirigindo-se ao ministro, disse: «Se não responder a estas pergunta políticas sobre responsabilidades políticas, se não nos der aceso a estes relatórios, já não tem condições de permanecer no ministério da Administração Interna».

A oposição condenou o teor do relatório, que classificaram como «inócuo e óbvio», nas palavras de Fernando Negrão, e «insuficiente e desculpabilizante», para o CDS.

A deputada socialista Ana Catarina Mendes repudiou estas críticas e lembrou que a oposição aprovou por unanimidade o lançamento do cartão do cidadão.

«O que está em causa é um erro que não devia ter acontecido», sustentou, numa referência à falta de notificação dos eleitores cuja situação se alterou, admitindo que Paulo Machado poderá ter tido «um excesso de zelo, numa altura de contenção orçamental».

Sobre as críticas e a eventual responsabilidade política de Rui Pereira pelo incidente, o ministro respondeu tratar-se de mera «conversa oca».

Lusa / SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=11521


avatar
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Rui Pereira: Pedido de demissão é 'conversa oca' :: Comentários

avatar

Mensagem em Sex 11 Fev 2011 - 15:24 por sentinela

nao vai ser demitido por este desgoverno socratista, mas vai de ferias antecipadas brevemente, EU APOIO UMA NOÇÃO DE CENSURA,
RUA É A PORTA DE SAÍDA QUE MERECEM

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum