BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Simulacro deteta falhas no resgate em acidente na A22

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

14122010

Mensagem 

Simulacro deteta falhas no resgate em acidente na A22




Simulacro deteta falhas no resgate em acidente na A22
14-12-2010 15:18:00

A Via do Infante (A22) foi hoje palco de um simulacro de acidente rodoviário, para testar os meios operacionais de socorro, e permitiu detetar falhas ao nível da "articulação e informação" entre os vários agentes de Proteção Civil.
acidente_automovel2.gif
Ver Galeria


O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro admitiu que há "aspetos da operacionalidade que têm de ser melhorados, nomeadamente a articulação e a passagem de informação no terreno com as várias entidades envolvidas".

Segundo Vaz Pinto, num primeiro balanço, "foram detetadas estas falhas, mas só depois de serem analisados os relatórios das várias entidades envolvidas é que poderemos aferir com alguma exatidão o que correu menos bem".

O exercício de tipo LIVEX (Live Exercice) realizou-se na Via do Infante, perto de Portimão, para testar a capacidade de resposta operacional do Plano Prévio de Intervenção (PPI) daquela via, que atravessa o Algarve.

O PPI do Algarve foi um dos primeiros a ser aprovado a nível nacional, e integra os diversos agentes de proteção civil e entidades cooperantes.

Denominado "Infante Seguro10", o exercício decorreu num cenário de "acidente rodoviário grave" com o registo de acidentes nos dois sentidos da A22, envolvendo diversos veículos ligeiros e um pesado, com duas vítimas mortais e vários feridos, e obrigou ao encerramento do trânsito.

"É indispensável exercitar este tipo de ocorrências de maneira a que possamos aferir dos procedimentos planeados, e ver se estão de acordo com o expectável", destacou o comandante Vaz Pinto.

Além do CDOS de Faro, participaram no simulacro o Governo Civil de Faro, elementos da Autoridades Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Euroscut e corporações de bombeiros de Portimão, Lagos, Lagoa e Silves.

Para a Governadora Civil de Faro, que acompanhou o "Infante Seguro10", é um exercício "altamente positivo" para que se possa analisar a coordenação e a eficácia dos meios e "corrigir as lacunas".

Segundo Isilda Gomes, a Via do Infante, com grande afluência de trânsito "exige a existência de um plano de intervenção que permita garantir uma resposta imediata e eficaz" a eventuais ocorrências graves.

"Uma rápida resposta pode evitar a perda de muitas vidas", concluiu Isilda Gomes.

No "Infante Seguro10" estiveram envolvidos 126 operacionais, 46 viaturas ligeiras e pesadas dos diversos Agentes de Proteção Civil.

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=41256






SOMOS POUCOS, NUNCA FOMOS MUITOS, MAS QUANDO SOUBERMOS SER TODOS, SEREMOS BASTANTES.
avatar
COMANDANTE GERAL
FOCABRAVO
FOCABRAVO

PAÍS :
MENSAGENS : 5344
LOCALIZAÇÃO : PORTUGAL
EMPREGO : BT PARA SEMPRE
INSCRIÇÃO : 26/01/2009

http://brigadatransito.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Simulacro deteta falhas no resgate em acidente na A22 :: Comentários

avatar

Mensagem em Qua 15 Dez 2010 - 12:54 por lutador007

É normal isto acontecer, porque cada um quer mandar na sua quinta, e ser a princesa que aparece nos orgãos de comunicação social.

Mas quando dá para o torto, em situações reais e em tempo de segundos, quem lá está?

Nos sabemos a resposta. É o tal patrulheiro.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum