BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Abril 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Videovigilância na Ribeira do Porto tem de ser desligada

Ir em baixo

05112010

Mensagem 

Videovigilância na Ribeira do Porto tem de ser desligada




Videovigilância na Ribeira do Porto tem de ser desligada



01h15m

Carla Sofia Luz


A videovigilância da Ribeira do Porto tem de ser desligada, defende a Comissão Nacional de Protecção de Dados, pois a autorização de funcionamento já expirou. O Ministério da Administração Interna tem posição distinta e diz que pode manter-se operacional.

foto José Carmo / Global Imagens
Ribeira do Porto



O sistema, que recolhe imagens de 14 câmaras na zona ribeirinha da cidade, continua em funcionamento. A operação, gerida pela PSP do Porto, arrancou oficialmente a 1 de Novembro do ano passado, sob a condição de que poderia manter-se pelo prazo máximo de um ano.
Esse período expirou na passada terça-feira, sem que tenha sido concedido novo aval governamental, que, segunda a lei, depende de parecer vinculativo da Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Só que o pedido de parecer, remetido pelo Ministério, chegou à comissão no mesmo dia em que a autorização de um ano concedida ao funcionamento do sistema expirou, apesar da carta da Câmara portuense a solicitar a renovação do aval à vídeovigilância ter entrado no Ministério a 9 de Setembro.
Contactado pelo JN, o Comando da PSP confirmou que o sistema permanecerá em funcionamento até que haja uma decisão sobre o pedido de renovação. O Ministério da Administração Interna sustenta que essa decisão tem "plena validade".
Fonte do Ministério esclarece que a Comissão Nacional de Protecção de Dados apenas determinou que a vídeovigilância na Ribeira do Porto seria objecto de uma avaliação sobre o seu funcionamento e eficácia ao fim de um ano.
"Findo o prazo de um ano, o sistema continua a operar validamente para todos os efeitos legais", até que esteja concluída a avaliação, como pode ler-se na resposta por escrito enviada ao JN. No entanto, não é essa a interpretação da comissão.
A secretária-geral daquela entidade nacional, Isabel Cruz, defende que o sistema não pode continuar a funcionar.
"Se o prazo de um ano já se esgotou, deve ser desligado. Não basta que se faça um pedido de renovação para aumentar o prazo de funcionamento" do sistema, assinalou Isabel Cruz, confirmando a recepção do pedido do Ministério.
Agora, a Comissão Nacional de Protecção de Dados terá de equacioná-lo. A responsável adianta, ainda, que não há um prazo definido para a elaboração do parecer.
Por outro lado, o despacho do antigo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, - que, a 10 de Dezembro de 2007, autorizou o funcionamento do sistema de vídeovigilância na Zona Histórica do Porto - deixa claro que a autorização é válida por um ano, de acordo com a lei nº1/2005 de 10 de Janeiro.
O presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto, António Fonseca, espera que a Comissão Nacional de Protecção de Dados seja célere na apreciação do pedido de renovação da autorização à vídeovigilância, face aos custos elevados que o sistema comporta para a associação (esteja ou não em funcionamento, resulta num encargo mensal de cerca de três mil euros) e de modo a que a legalidade do projecto não seja colocada em causa.
"É importante que a Comissão de Protecção de Dados seja rápida a apreciar a renovação da autorização. É fundamental saber se terá ou não continuidade, pois queremos aperfeiçoar o sistema, colocando tecnologia mais sofisticada para aumentar a fiabilidade", explica António Fonseca, lembrando os bons resultados que a vídeovigilância teve este ano, contribuindo para a redução de 9,8% da criminalidade na Ribeira.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1704108




avatar
roda 7
SARGENTO AJUDANTE
 SARGENTO AJUDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 872
LOCALIZAÇÃO : Portugal
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 29/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum