BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




PSP reforça segurança a Sócrates

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

08052010

Mensagem 

PSP reforça segurança a Sócrates




Decisão

PSP reforça segurança a Sócrates

por
VALENTINA MARCELINOHoje




Polícia elevou grau de risco de
acções violentas contra o primeiro-ministro, por temer escalada da contestação


O primeiro-ministro, José Sócrates, tem, pelo menos, desde início do ano, a sua equipa de segurança pessoal reforçada. A crise económica e as consequências na contestação social contra o Governo levaram a uma elevação do grau do risco definido pela PSP em relação a possíveis acções violentas contra o PM. O mesmo aconteceu com outros ministros classificados numa categoria de segurança superior, como o da Administração Interna, Justiça e Defesa Nacional.

Todas as deslocações de José Sócrates passaram a estar submetidas a uma avaliação prévia do risco e a medidas de prevenção definidas para um grau superior de ameaça ao que está habitualmente sujeito.

A PSP, através de uma unidade especial, na dependência da Direcção Nacional, que faz a avaliação do risco de personalidades que estão ou podem vir a estar protegidas pelo Corpo de Segurança Pessoal (CSP), considera que a conjuntura actual faz prever uma escalada no clima de contestação social contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.

A partir daí, entendem os analistas, estão reunidas as condições para acontecerem tentativas de alteração de ordem pública, mas também possíveis acções violentas inusitadas contra responsáveis governamentais, principalmente o primeiro-ministro.

José Sócrates tem sido ultimamente alvo de contestação agressiva em deslocações que tem feito pelo País (ver caixa em baixo).

Para já, a única ameaça explícita (na imagem) foi "apanhada" num site de movimentos anarquistas - semelhantes aos que têm estado envolvidos na violência na Grécia - e que envolvia também o Presidente da República (ver texto em baixo).

Esta ameaça terá sido um dos argumentos que levou o núcleo de análise do risco da PSP a sugerir que o CSP tomasse mais medidas de protecção a Sócrates. O mesmo tipo de avaliação, relacionada com a contestação social, tem estado a ser feita pelo SIS. As "secretas", além de estarem a acompanhar de perto as iniciativas de certos sectores que podem levar a cabo acções mais radicais, como os camionistas ou as associações anti-scut, está igualmente atenta, com o apoio da PJ, PSP e GNR, a todos os passos dos anarquistas e esquerdistas radicais. Em 2009, a polícia já fechou uma sede e proibiu iniciativas destes movimentos, considerados terroristas pela Europol.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1564040


avatar
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum