BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Junho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




AFINAL SEMPRE HÁ TELHADOS DE VIDRO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

19032010

Mensagem 

AFINAL SEMPRE HÁ TELHADOS DE VIDRO





Juiz procura na PJ pistas sobre fuga para Vara


Alguns computadores da unidade anti corrupção vistoriados pela própria PJ



A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Policia Judiciária foi alvo de buscas, na semana passada, por suspeita de violação de segredo profissional e segredo de justiça. Na origem do caso está um documento, com informação da PJ, apreendido a Armando Vara.

As buscas foram levadas a cabo por elementos da secção de informática da Directoria de Lisboa da Polícia Judiciária, sob a orientação do seu coordenador, José Braz, e do juiz de instrução, Carlos Alexandre. A diligência foi selectiva e visou apenas perto de uma dezena de computadores de uma secção da UNCC que lida directamente com o Sistema Integrado de Informação Criminal (SIIC), uma base de dados da PJ que reúne informações dos inquéritos desta Polícia. Ao que tudo indica, os investigadores terão já restringido o rol de eventuais suspeitos a menos de meia dezena.

Segundo apurou o JN, terá sido de um daqueles computadores que saiu a informação que viria a ser encontrada em poder de Armando Vara, quando este foi alvo de buscas da Polícia Judiciária, no âmbito do processo Face Oculta, no final de Outubro passado. O inquérito criminal que tem por alvo a Judiciária resulta de uma certidão extraída do processo Face Oculta. A sua titularidade pertence ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), do Ministério Público.

O documento apreendido a Armando Vara contém informações de uma investigação da Polícia Judiciária e do DCIAP sobre um caso de burla e branqueamento de capitais que envolve a tentativa de compra de acções do Banif por parte de altos responsáveis do Estado angolano.

Fontes da PJ contactadas pelo JN divergiram sobre o formato daquele documento. O presidente da Associação Sindical dos Funcionários da Investigação Criminal, Carlos Anjos, afirmou que o documento não tem o timbre da PJ, mas, dentro da Polícia, circula a versão contrária. Neste caso, no entanto, havia a dúvida sobre se, se tratava da impressão directa de um documento guardado no SIIC, ou se era uma informação sobre o processo requerida por um dirigente da UNCC e coligida a partir da consulta do SIIC.

Seja como for, o universo de suspeitos estará já limitado a menos de cinco investigadores. Há funcionários administrativos que têm acesso ao SIIC, mas apenas os inspectores têm acesso à informação relevante dos inquéritos, como parece ser aquela que foi apreendida a Armando Vara.

Contactado pelo JN, o número dois da PJ, Pedro do Carmo, começou por afirmar que "a Polícia Judiciária não comenta investigações pendentes". "De qualquer maneira", acrescentou, "a Polícia Judiciária efectua todas as diligências tidas como necessárias para apurar a verdade, seja essa verdade qual for".

Esta investigação está a ser dirigida, dentro da PJ, pelo coordenador José Braz, que, curiosamente, dirigia a unidade e combate ao tráfico de droga quando esta foi investigada pela unidade de combate à corrupção. Uma das inspectoras que tinha a seu cargo foi mesmo condenada a uma pena de prisão pela prática de um crime de corrupção.

Fonte:

JN de 19 de Março de 2010

-----------------

Só espero que estes investigadores, tomem o mesmo procedimento no caso dos documentos que vão parar ao Jornal "SOL".
avatar
escorpião da estrada
CABO CHEFE
 CABO CHEFE

PAÍS :
MENSAGENS : 103
LOCALIZAÇÃO : Porto
INSCRIÇÃO : 16/10/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

AFINAL SEMPRE HÁ TELHADOS DE VIDRO :: Comentários

avatar

Mensagem em Sab 20 Mar 2010 - 3:36 por NIC-DT

Um sinal de que NINGUÉM deve estar a cima da LEI!
Têm o meu TOTAL apoio.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum