BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




CARTAS DE CONDUÇÃO A DOBRAR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

23072012

Mensagem 

CARTAS DE CONDUÇÃO A DOBRAR




Muitos condutores portugueses, de há uns anos a esta parte, possuem ou já possuíram duas cartas de condução.
As razões são várias para solicitar uma 2.ª via: porque a perderam, ou julgaram ter perdido, acabando depois por encontrar a primeira numa qualquer gaveta onde tinha ficado esquecida; porque a carteira foi furtada com todos os documentos lá dentro; ou simplesmente por requererem a alteração de morada. Ora, durante muito tempo, ao ser solicitada a segunda via do título de condução a lei não previa a obrigatoriedade de entregar o anterior se este ainda estivesse na posse do titular – no caso de alteração de morada ou simplesmente de revalidação.
Ainda hoje, caso se seja já titular de uma carta de condução, ao averbar uma nova categoria é enviado o novo título pelos serviços competentes para a residência do condutor, que assim fica na posse de dois títulos de condução. E por fim, mas não menos comum, há aqueles que ao verem um título apreendido “compram” uma carta de condução em qualquer outro país de língua portuguesa.
Pois bem, além de se encontrar já previsto na lei publicada a 5 de Julho a proibição de se ser possuidor de mais de uma carta de condução em simultâneo, quando por qualquer motivo se fica inibido ou proibido de conduzir o melhor mesmo é entregar todas as cartas de condução que estejam na sua posse, sobretudo quando se foi julgado em tribunal e condenado à pena acessória de proibição de conduzir por um determinado período.
Começa a tornar-se comum os tribunais, ao aperceberem-se de que o arguido tem mais de um título de condução, virem a considerar que a pena de proibição não foi cumprida e como consequência obrigam não só a entregar o segundo título como a cumprir de novo a inibição de conduzir. Para além disto, podem igualmente acusar por crime de desobediência ou de falsas declarações, com todos os contratempos que tal acarreta.
Ora se algumas pessoas, que têm duas cartas de condução, entregam apenas uma com o intuito de enganar a Justiça, a grande maioria não sabe, pois de tal nunca foram informadas, nem pelo Tribunal, nem por qualquer outro organismo competente na matéria, de que a entrega dos dois títulos não sendo obrigatória é pelo menos conveniente e, sobretudo, deve ser entregue a carta emitida mais recentemente. Mais, quando há lugar à emissão de um novo título de condução, o anterior caduca automaticamente, ou seja, deixa de ser válido.
Quando se tem de entregar a carta ou a licença de condução para cumprir uma sentença ou decisão condenatória deve-se entregar todos os títulos de condução de que se é titular para evitar novas acusações e cumprimentos de penas.

http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias/DetalhedeNot%C3%ADcias/tabid/178/itemId/12261/Default.aspx


avatar
BRIOSA BT
ADJUNTO DO COMANDANTE
 ADJUNTO DO COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 1277
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
INSCRIÇÃO : 04/01/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

CARTAS DE CONDUÇÃO A DOBRAR :: Comentários

avatar

Mensagem em Qua 25 Jul 2012 - 15:11 por NIC-DT

Algo muito antigo mas que sem dúvida continua actual, pois o Chico Esperto é o que mais há em Portugal....

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum