BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Abril 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Passos Coelho tem segurança reforçada há um mês

Ir em baixo

20022012

Mensagem 

Passos Coelho tem segurança reforçada há um mês




Passos Coelho tem segurança reforçada há um mês




PSP reforçou protecção do primeiro- -ministro com mais uma equipa. Já são 15 os homens que protegem Passos

A previsão de maior contestação social às medidas do governo, maiores riscos de tumultos e aumento das ameaças à integridade física de Pedro Passos Coelho levaram a PSP a reforçar, há cerca de um mês, o Corpo de Segurança Pessoal que acompanha o primeiro-ministro. Passos, que antes teria 10 ou 11 seguranças, tem agora mais uma equipa a assegurar a sua protecção. Ao todo, são já 15 os elementos da PSP que seguem os passos do primeiro-ministro, avançou fonte daquela força de segurança ao i.

O contexto mudou e o agravamento da crise económica no país tem levado a PSP a uma avaliação diária mais rigorosa dos riscos que correm as principais figuras do Estado e os ministros que anunciam as medidas mais controversas. Episódios como o que ontem levou Passos a ser vaiado e insultado por manifestantes durante uma visita a Gouveia já seriam esperados pela PSP, que há um mês está em alerta máximo no que respeita à segurança do primeiro-ministro.

Sócrates, por exemplo, por norma estava protegido por duas equipas do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, ou seja, oito homens. Mas em situações pontuais de maior risco também viu a sua segurança reforçada.

A lei prevê a protecção do Presidente da República, primeiro--ministro, ministros, secretários de Estado ou políticos sob os quais impenda alguma ameaça e também de procuradores, juízes, arguidos ou testemunhas que corram maiores riscos de vida. Fonte da PSP explica que actualmente a avaliação dos riscos de membros do governo é diária. O número de elementos do Corpo de Segurança Pessoal afecto a cada um é decidido pela PSP, em articulação com os pareceres do Serviço de Informações e Segurança (SIS) e de outras entidades com competências para avaliar os níveis de ameaça. Assim que diminuem os riscos, a segurança pessoal pode ser reduzida.

Atrás de Pedro Passos Coelho, Álvaro Santos Pereira e Vítor Gaspar são neste momento os membros do governo mais protegidos. Por serem os que anunciam as medidas menos populistas, os ministros da Economia e das Finanças passaram a ter escolta policial reforçada há duas semanas, adiantou o “Diário de Notícias”. Também estes terão sido alvo de ameaças.

O risco é avaliado caso a caso. E o número de seguranças que acompanha cada político também é variável: depende das iniciativas em que vão participar, do espaço em que vão estar ou de haver ou não previsão de manifestações no local.

Os ministros e secretários de Estado também têm direito a segurança, mas há quem recuse ser tão bem guardado e prefira ter apenas o motorista, também com formação para poder prestar socorro em caso de perigo. Assunção Esteves, por exemplo, passa grande parte do tempo só com o motorista, mas tem direito a dois seguranças que normalmente se revezam para a acompanhar nas cerimónias oficiais.

Cândida Almeida e Maria José Morgado têm motorista. O juiz Carlos Alexandre também mas já chegou a ter equipas de seguranças a protegê-lo, quando esteve à frente de decisões judiciais mais polémicas. Carlos Silvino, conhecido como “Bibi” e principal arguido no processo Casa Pia, também teve vigilância policial 24 sobre 24 horas.

http://www.ionline.pt/portugal/passos-coelho-tem-seguranca-reforcada-ha-mes


avatar
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum