BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




CARTAS CADUCADAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

13022012

Mensagem 

CARTAS CADUCADAS




CARTAS CADUCADAS

Apesar de a lei que alterou a validade dos títulos de condução ter sido publicada em 23 de Fevereiro de 2005, prevendo a partir de 1 de Janeiro de 2008 a sua aplicação a todos os títulos e licenças de condução emitidas anteriormente à data da sua publicação, anos depois muitos dos condutores possuidores de cartas de condução desconheciam que a teriam de revalidar quando fizessem 50 anos. Aliás, foi necessário uns quantos serem fiscalizados, levados a tribunal e julgados por crime de falta de habilitação legal para conduzir para finalmente haver alguma publicidade em relação a esta tema que acabou igualmente por informar milhares de condutores da necessidade de revalidarem os seus títulos.
A revalidação da carta de condução é imprescindível. Não só pelo facto de se puder ser autuado ou de se ter de responder criminalmente, mas também porque as seguradoras têm direito de regresso sobre todas as despesas pagas a terceiros se o condutor com carta caducada for o responsável por um acidente de viação.
Todavia…Atenção! As seguradoras apenas podem reclamar tais despesas, accionando o direito de regresso, caso o título de condução se encontre caducado há mais de dois anos. Só neste caso se é considerado, para todos os legais efeitos, como não sendo possuidor de carta válida.
Acrescente-se ainda que se se estiver habilitado a conduzir diversos tipos de veículos a caducidade somente opera em relação à categoria, ou subcategoria, sujeita à necessidade de revalidação. Assim, por exemplo se um condutor estiver habilitado a conduzir simultaneamente um veículo pesado e um veículo ligeiro automóvel pode a carta de pesado caducar – a revalidação é aos 40 anos – e a de ligeiro continuar válida até perfazer os 50 anos, podendo por isso continuar com a mesma carta de condução, se já não quiser ou não precisar de conduzir automóveis pesados.
Para quem tiver carta caducada há mais de dois anos é obrigatória a submissão ao chamado exame especial de condução, composto pelas provas de aptidão e comportamento, estando dispensado de ser proposto a exame por uma escola de condução. Pode autopropor-se, inscrevendo-se numa das direcções regionais, nas delegações do IMTT ou num centro de exame privado, apresentando o indispensável atestado médico.

Teresa Lume - advogada e consultora jurídica da AutoMotor

http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias/DetalheNoticia/tabid/118/itemId/10551/Default.aspx


avatar
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

CARTAS CADUCADAS :: Comentários

Nenhum comentário.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum