BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Maio 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




CARTAS CADUCADAS

Ir em baixo

13022012

Mensagem 

CARTAS CADUCADAS




CARTAS CADUCADAS

Apesar de a lei que alterou a validade dos títulos de condução ter sido publicada em 23 de Fevereiro de 2005, prevendo a partir de 1 de Janeiro de 2008 a sua aplicação a todos os títulos e licenças de condução emitidas anteriormente à data da sua publicação, anos depois muitos dos condutores possuidores de cartas de condução desconheciam que a teriam de revalidar quando fizessem 50 anos. Aliás, foi necessário uns quantos serem fiscalizados, levados a tribunal e julgados por crime de falta de habilitação legal para conduzir para finalmente haver alguma publicidade em relação a esta tema que acabou igualmente por informar milhares de condutores da necessidade de revalidarem os seus títulos.
A revalidação da carta de condução é imprescindível. Não só pelo facto de se puder ser autuado ou de se ter de responder criminalmente, mas também porque as seguradoras têm direito de regresso sobre todas as despesas pagas a terceiros se o condutor com carta caducada for o responsável por um acidente de viação.
Todavia…Atenção! As seguradoras apenas podem reclamar tais despesas, accionando o direito de regresso, caso o título de condução se encontre caducado há mais de dois anos. Só neste caso se é considerado, para todos os legais efeitos, como não sendo possuidor de carta válida.
Acrescente-se ainda que se se estiver habilitado a conduzir diversos tipos de veículos a caducidade somente opera em relação à categoria, ou subcategoria, sujeita à necessidade de revalidação. Assim, por exemplo se um condutor estiver habilitado a conduzir simultaneamente um veículo pesado e um veículo ligeiro automóvel pode a carta de pesado caducar – a revalidação é aos 40 anos – e a de ligeiro continuar válida até perfazer os 50 anos, podendo por isso continuar com a mesma carta de condução, se já não quiser ou não precisar de conduzir automóveis pesados.
Para quem tiver carta caducada há mais de dois anos é obrigatória a submissão ao chamado exame especial de condução, composto pelas provas de aptidão e comportamento, estando dispensado de ser proposto a exame por uma escola de condução. Pode autopropor-se, inscrevendo-se numa das direcções regionais, nas delegações do IMTT ou num centro de exame privado, apresentando o indispensável atestado médico.

Teresa Lume - advogada e consultora jurídica da AutoMotor

http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias/DetalheNoticia/tabid/118/itemId/10551/Default.aspx


avatar
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum