BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

22102011

Mensagem 

Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109




Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias
Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109




A introdução de portagens na A29 desviou o trânsito para a EN109
A Câmara de Estarreja, no distrito de Aveiro, decidiu proibir a passagem de camiões na EN109, devido ao aumento de tráfego registado após a introdução de portagens na A29. A sinalização foi colocada ontem, mas os utentes da via terão um período de 15 dias para se habituarem à ideia. A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia.

“A Câmara Municipal de Estarreja proíbe o tráfego a pesados no troço municipalizado da EN109, na travessia da cidade, sensivelmente entre a Rotunda do Hospital e a Rotunda de acesso ao Eco-Parque”, anunciou ontem a autarquia em comunicado.

No documento justifica-se esta medida com o "aumento de tráfego de pesados” que se fez sentir no último ano, na sequência da aplicação das portagens na A29. A Câmara de Estarreja quer assim acautelar “o desgaste rápido do pavimento da via municipalizada da EN109, o aumento do nível de poluição, a segurança dos peões”, por ainda não terem sido construídos passeios, e “a poluição sonora”.

O presidente da autarquia, José Eduardo Matos, explica que “a A29 foi construída, precisamente, para ser alternativa à EN109, porque já na altura esta via revelava uma quantidade de tráfego incompatível com aquilo que é a sua estrutura, mas depois da decisão do Governo de portajar a via, o trânsito veio novamente para a EN109".

José Eduardo Matos diz ainda que provavelmente já deveria ter implementado esta proibição há mais tempo: “Um ano depois da colocação das portagens na A29, sinceramente outra opção não havia. Provavelmente, já devíamos ter feito isto há mais tempo”.

Um estudo feito pela Universidade de Aveiro (“A EN109 como via alternativa às antigas SCUT na região de Aveiro: avaliação do impacto na qualidade do ar na cidade de Aveiro”), referido no mesmo comunicado da autarquia, revelou que no período de um ano a EN109 teve um aumento de trânsito de 300%.

A Câmara de Estarreja cita também um relatório do Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias, que “aponta para uma quebra total diária de 47% nas auto-estradas que integram a antiga concessão SCUT da Costa de Prata, registando um desvio diário de 18.564 viaturas dessas vias”.

Para além do aumento de tráfego, a autarquia mostrou-se preocupada com o acréscimo de poluição. O mesmo estudo da Universidade de Aveiro, citado no comunicado, “demonstrou que a poluição aumentou 60%, uma realidade que coloca em causa a saúde das populações, em especial as de risco que sofrem de problemas respiratórios crónicos, e que vivem nas imediações da EN109”.

No troço em que irá estar proibida a circulação de camiões, a autarquia colocou ontem “painéis informativos”, em que explica que “as alternativas nacionais são a A29, A1 e IC2”. Fora desta proibição estão “os veículos pesados das empresas com sede no concelho e as situações de cargas e descargas”.

http://www.publico.pt/Local/camara-municipal-de-estarreja-proibe-a-passagem-de-camioes-na-en109-1517593


avatar
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109 :: Comentários

avatar

Mensagem em Sab 22 Out 2011 - 7:25 por Duro

Algo não está certo nesta noticia, pois a mesma refere-se a uma Estrada Nacional, e salvo erro quem tem competência para sinalizar as estradas nacionais não são os municipios.
Sinalização nas Vias Públicas
Competência para Sinalizar
A sinalização colocada nas vias públicas é da competência e da responsabilidade da respectiva entidade gestora. No caso das estradas municipais, a competência é da respectiva Câmara Municipal, nas estradas nacionais a competência é da Estradas de Portugal, SA, e nas auto-estradas, é com a respectiva concessionária.

Mas o mais caricato é quando a noticia refere o seguinte"A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia", mas as autarquias já mandam na GNR??


Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Sab 22 Out 2011 - 11:19 por Zé das Iscas

As autarquias mandam na GNR, vejam o exemplo na Territorial de Albufeira!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Sab 22 Out 2011 - 17:14 por Atento

"... A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia..."
É melhor esperar sentada para não se cansar....

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Sab 22 Out 2011 - 17:38 por Terror

Claro que mandam, para mais agora que não há gasóleo, papel e outras coisas...

Pronto, lá estou eu a ser má língua....

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Dom 23 Out 2011 - 14:02 por sempre-tu

é triste mas muito triste a GNR entra nestas coisas que nada dignificam esta guarda, sr. comandante do destacamento territorial, meta a mão á conciencia e pense se fosse um seu familiar se gostaria de ser autuado ao mando da politiquisse, e por quem nem sabe ainda que as AEs se pagam e isso tem custos para as empresas, a estrada nao será nacional? a estrada de repente não tem condições?
agora para si sr. presidente da camara, gostava mesmo de fiscalizar um seu familiar nessas condições a ver se gostaria que eu o "esfarrapasse de cima a baixo" por uma falha sua...
seja hombre!! sabe que é isso? não? eu atao traduzo...
se´ja um ser humano, seja uma pessoa que sabe que as Aes têm custo e peça ao governo e a outras entidades para não terem um custo tao elevado, isso sim é que era "obra senhor presidente da cm de estarreja, tenho dito...

sempre até ao fim!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum