BRIGADA DE TRÂNSITO

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

48% 48% [ 172 ]
52% 52% [ 185 ]

Total dos votos : 357

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Maio 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Estado esconde pensões políticas

Ir em baixo

27092011

Mensagem 

Estado esconde pensões políticas




Estado esconde pensões políticas
Económico
24/06/11 08:53

Os nomes dos políticos que pedem ao Estado a atribuição da pensão mensal vitalícia passaram a ser secretos.

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), cujo presidente é eleito pelos deputados, considera que a subvenção vitalícia não é uma informação pública. Por isso, a Assembleia da República, que até há pouco tempo divulgava os nomes dos beneficiários dessa regalia, está agora impedida de o fazer, avança hoje o Correio da Manhã.

A decisão da CNPD, organismo presidido por Luís Silveira desde 2001, não protege só os beneficiários da pensão vitalícia: os nomes dos políticos que solicitem a atribuição do subsídio de reintegração, pago aos políticos que cessam os cargos e ficam no desemprego, também não podem ser divulgados. E o montante do subsídio não pode também ser público.

A Assembleia da República, em resposta às questões do jornal, é categórica: "Relativamente à indicação nominal dos senhores ex-deputados que solicitaram quer a subvenção mensal vitalícia quer o subsídio de reintegração a Comissão Nacional de Protecção de Dados, na sua deliberação nº 14/2011, considera que as informações respeitantes a esta matéria são dados pessoais, não públicos, pelo que não é possível responder às questões colocadas".

http://economico.sapo.pt/noticias/estado-esconde-pensoes-politicas_121304.html

CNPD nunca se pronunciou sobre subvenções vitalícias dos Deputados

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) esclarece que nunca se pronunciou sobre a divulgação dos nomes dos deputados que solicitem à Assembleia da República subvenção mensal vitalícia ou subsídio de reintegração.
Nessa medida, a CNPD não impediu nem tornou “secreta” qualquer informação a esse propósito.
A Deliberação da CNPD nº14/2011, referida no jornal CM, analisa um caso concreto, completamente distinto da situação agora noticiada, no qual era pedida uma listagem dos deputados que acumulavam vencimento com pensões de aposentação.

A CNPD, feita a necessária ponderação, concluiu que a Assembleia da República não deveria fornecer tal listagem, pois o acesso de qualquer pessoa aos bens dos titulares de cargos políticos está expressamente regulado e garantido, pela lei, através de consulta aos seus rendimentos no Tribunal Constitucional. Deste modo, estava assegurada a necessária transparência e o controlo democrático.
Sobre o acesso a informação de quais os deputados que solicitaram subvenções vitalícias ou subsídios de reintegração, a CNPD nunca foi chamada a pronunciar-se.
A CNPD já fez chegar à Assembleia da República uma clarificação quanto ao âmbito e objecto da sua Deliberação nº 14/2011.
24 de Junho de 2011

http://www.cnpd.pt/bin/relacoes/comunicados/24-06-2011.pdf







SOMOS POUCOS, NUNCA FOMOS MUITOS, MAS QUANDO SOUBERMOS SER TODOS, SEREMOS BASTANTES.
avatar
COMANDANTE GERAL
FOCABRAVO
FOCABRAVO

PAÍS :
MENSAGENS : 5344
LOCALIZAÇÃO : PORTUGAL
EMPREGO : BT PARA SEMPRE
INSCRIÇÃO : 26/01/2009

http://brigadatransito.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum